Enriquecimento ambiental para cães e gatos

6 de Dezembro de 2019
Você já ouviu falar em enriquecimento ambiental? Hoje é bastante comum que as pessoas precisem deixar seu pet em casa sozinho durante o dia, com um espaço limitado e menos estimulante para o animal. Essa situação não é boa para a saúde mental do seu amigo, pois ele precisa ser estimulado e gastar sua energia com atividades que o desafiem, evitando o desenvolvimento de comportamentos indesejados, como por exemplo, ansiedade de separação, apatia, compulsões, entre outros. É aí que entra o enriquecimento ambiental! Pense em coisas para manter seu pet ocupado e estimulado durante o período que você estiver fora, exercitando tanto sua mente quanto seu corpo, com atividades que tragam diversão para ele.
Por exemplo, os cães adoram morder e roer coisas, existem diversos brinquedos com texturas, durezas e formatos diferentes para não deixar seu amigo ficar entediado. Outra alternativa é o enriquecimento pela comida, onde você pode esconder petiscos para que ele procure, usar brinquedos recheáveis para estimular que ele se esforce para retirar o petisco, etc.
Já os gatos adoram ver tudo de cima, não é mesmo? Utilize suportes felinos para que ele suba com segurança. Os arranhadores também são ótimas alternativas para aliviar o estresse.
Estas são apenas algumas ideias para manter seu pet saudável e feliz em sua casa.

Outras Notícias