Cachorro pode tomar calmante?

6 de Dezembro de 2018
Não importa a situação: você nunca deve medicar seu pet por conta própria! Mas quando falamos se cachorros podem tomar calmantes, a resposta é: depende. Alguns animais são extremamente medrosos e entram realmente em pânico em determinadas situações. Em casos de estresse extremo, como fogos de artifícios com sons, quando possuem ansiedade de separação e ficam longe de seus pais humanos por algum motivo ou se morrem de medo de ir ao pet shop, pode ser indicado o uso de alguns produtos com propriedades calmantes.

Medicamentos humanos não devem ser dados aos cães, a menos que isso seja feito sob a orientação de um médico veterinário. Alguns pré-anestésicos também podem ser usados em determinadas circunstâncias, porém é preciso levar em conta vários fatores antes de escolher o ideal para cada animal e eles não podem ser vendidos sem receita médica.

É comum que em grupos e redes sociais as pessoas “troquem receitas” sobre produtos que deram certo com seus cães, mas isso pode ser extremamente perigoso – já que o uso incorreto e indiscriminado de alguns medicamentos pode ser até mesmo fatal. Uma excelente alternativa calmante e que não faz mal são os difusores e sprays que os deixam mais tranquilos por exalar um odor sintético muito similar ao liberado pelas cadelas que estão amamentando seus filhotes.

Outros tipos de remédios podem causar uma ligeira sedação, fazendo com que determinados estímulos sejam menos perceptíveis, porém são pouco indicados e devem ser restritos a animais jovens e comprovadamente saudáveis. Consulte sempre um médico veterinário para saber como lidar com seu cão. Muitas vezes, um trabalho comportamental já pode o ajudar – e muito – a ficar mais calmo e tranquilo sem precisar de calmantes artificiais.