Como Identificar a Gripe do Gato?

2 de Março de 2018
A rinotraqueíte viral, também conhecida como gripe de gato ou complexo respiratório felino (CRF), é muito incômoda para o animal e necessita atenção dos donos. Apesar de ser uma doença simples, se não tratada corretamente, a gripe de gato pode levar o seu pet à morte.
 
A doença é causada pelo herpesvírus e se propagada pelo contato entre um animal saudável e um infectado, além do uso comum de objetos (brinquedos, tigelas de ração) que possam conter secreções. A gripe só pode ser transmitida de gato para gato. Humanos, cachorros e outros animais não podem ser infectados.
 
Os primeiros sintomas apresentados pelos gatos com a gripe de gato são bem parecidos com uma gripe humana. Entre eles estão febre, espirros, nariz com secreções. Quanto mais novo for o animal, piores podem ser as consequências, chegando à depressão e perda de visão. Por isso, é necessário leva-lo ao veterinário tão cedo os sintomas aparecerem.
 
Diagnosticada por meio de exames laboratoriais, a doença precisa ser acompanhada por um veterinário. Não tente medicar o seu gato sozinho e nem espere que a gripe de gato tenha uma melhora natural como acontece com humanos.
 
Portanto, se seu pet apresentar esses sintomas, leve-o mais rápido possível a um veterinário para que o diagnóstico seja feito com rapidez e, consequentemente, tenha um tratamento mais eficaz.