7 Cuidados especiais com pets idosos

28 de Fevereiro de 2019
Não são somente nós, humano, que com o envelhecimento necessitamos de alguns cuidados especiais. Com os bichinhos também acontece a mesma coisa. Por isso, separamos algumas dicas para lhe ajudar a cuidar melhor deles.
Primeiro, você precisa saber que a idade para ser considerado um idoso nos pets pode variar conforme a sua raça e porte, mas em uma média geral, cães são considerados idosos a partir dos 07 anos, enquanto os gatos a partir dos 06 anos.
Agora, vamos a algumas dicas que vão lhe ajudar a dar mais qualidade de vida para o seu velhinho.
1)      Respeite o espaço deles: com a idade, tanto cães quanto gatos, podem ficar um pouco menos sociáveis e se isolarem em alguns momentos. Deixe-os quietinhos, quando eles estiverem mais dispostos vão se reaproximar para brincar e interagir com você.
2)      Organização da casa: quando a visão do seu bichinho começar a ficar mais prejudicada, evite ficar mudando móveis de lugar com frequência, pois pode contribuir para batidas.
3)      Sem pulos: busque alternativas para facilitar a subida e descida de locais mais elevados, como o sofá, por exemplo, para animais de menor porte. Você pode usar escadas, rampas, etc. Saltos de locais mais altos podem prejudicar as articulações e trazer mais complicações.
4)      Alimentação: assim como nós, com o passar dos anos as necessidades e o metabolismo dos animais também muda. Por isso, é preciso estabelecer uma dieta adequada com a idade do seu pet.
5)      Exercícios leves e regulares: a prática de exercícios de forma moderada pode contribuir muito com a qualidade de vida do seu bichinho.
6)      Visite o veterinário regularmente: fazendo um acompanhamento regular com um profissional, você poderá agir de forma preventiva e evitar alguns problemas. Hoje já existem veterinários geriatras, especializados  em pets com idade mais avançada.
7)      Muito carinho: só de ter você por perto seu pet se sentirá muito mais seguro, evitando que ele fique estressado ou com depressão.