Meu pet pode contrair Febre Amarela?

29 de Janeiro de 2018
Para nós humanos, tem sido grande a preocupação da propagação da Febre Amarela.  Transmitida pelo mosquito, essa doença é infecciosa e seus sintomas são bastante parecidos com o de uma gripe comum. Após três dias de infecção, os sintomas passam a ser insuficiência renal, icterícia (olhos e pele em tom amarelado) e hemorragias internas ou externas.
O tratamento é possível quando a doença é descoberta precocemente, não deixando sequelas e sendo completamente curável, por isso é muito importante procurar um médico caso você tenha esses sintomas. 
 
Mas e os nossos pets? Como ficam diante dessa situação? 
Ainda bem que temos boas notícias: nossos pets não contraem Febre Amarela!
 
Somente humanos e macacos podem ser hospedeiros do vírus da Febre Amarela. Os macacos, se infectados, por possuírem um sistema imunológico mais fraco do que o de um ser humano, podem morrer, o que acaba sendo um alerta da presença do vírus naquele local. Para nós humanos porém, com o diagnóstico a tempo, podemos tratar a doença.
 
Logo, não é necessária a preocupação com a doença em relação aos nossos pets, mas devemos combater os mosquitos para que a proliferação acabe de vez.