Diabetes em cães

19 de Julho de 2018
A diabetes é uma doença conhecida em nós humanos, mas você sabia que ela também pode se manifestar em nossos pets? E não é tão raro assim. Mas basta ficar atento aos sinais e iniciar o tratamento o quanto antes, que o seu bichinho pode levar uma vida normal.

A diabetes é uma doença metabólica, onde a produção de insulina é diminuída, influenciando no nível de açúcar no sangue. O surgimento da diabetes em cães pode se dar por diversos motivos: causas genéticas, infecções, medicamentos mal administrados, mas principalmente obesidade e idade avançada. Algumas raças costumam apresentar com mais frequência a diabetes, entre elas o Yorkshire.

Os sintomas são sede excessiva, urina em excesso e fome acima do normal. Outro sintoma comum é a alta concentração de açúcar na urina. É possível sentir um aroma adocicado vindo da urina do cachorro e até mesmo em seu hálito. É comum também perceber-se o acúmulo de formigas onde o animal urina, confirmando a presença excessiva de açúcar ali.

A diabetes não tem cura, infelizmente. Mas pode ser controlada e o animal pode levar uma vida normal se a medicação for dada corretamente. Após o diagnóstico de um médico veterinário e a confirmação da diabetes, o cãozinho deve começar a tomar insulina duas vezes por dia, ter uma alimentação absolutamente controlada e balanceada e realizar exercícios físicos. Todos esses fatores farão com que animal tenha uma vida saudável.