Rivalidade entre cães e gatos existe?

7 de Fevereiro de 2018
Desde pequenos somos acostumados a ver desenhos clássicos nos quais cães e gatos são inimigos. Isso se estende até hoje, com vídeos engraçadinhos na internet, principalmente de gatos roubando a caminha dos cães e outros do tipo. Mas essa rivalidade entre as espécies é real? Cães e gatos são mesmo inimigos?

Na verdade, isso é um mito. O que acontece é que são duas espécies distintas que foram domesticadas pelos humanos e, às vezes, esperamos o mesmo comportamento de ambos, o que não acontece.

Os gatos são naturalmente mais selvagens do que os cães e uma das características predominantes nos felinos é o territorialismo. Eles sempre vão querer dominar a casa como se eles fossem os donos. Já os cachorros possuem um comportamento territorial dependendo de como foram criados. Cães que recebem atenção em excesso, que foram muito mimados pelos donos costumam não aceitar a entrada de qualquer outro animal dentro de casa, seja gato ou cachorro.

Então, a rivalidade não existe, mas há comportamentos específicos dessas espécies e, com manejo dos donos, é possível criar uma relação pacífica entre cães e gatos dentro de casa, reconhecendo e respeitando as diferenças que vimos acima. Normalmente cães e gatos convivem pacificamente dentro de casa, cada um com seu comportamento e respeitando o espaço um do outro. Mesmo no caso de gatos dominantes, o cachorro geralmente cede seu espaço para o gato.