Como escovar os pelos dos gatos

19 de Outubro de 2017
Os gatos são animais muito independentes, mas isso não significa que devemos deixá-los sozinhos para cuidar de si mesmos. E cuidar de gatos não significa apenas dar comida e água, pelo contrário, deve-se ter atenção aos seus hábitos e pelos. Pelos brilhantes e que caem pouco, são sinônimos de saúde, higiene e alimentação balanceada no animal.
 
Escovar os pelos do seu gato é importante por ativar a circulação sanguínea e óleos corporais, além de eliminar os pelos mortos (o que reduz consideravelmente os pelos espalhados pela casa). 
 
Mas garantir uma pelagem bem escovada pode não ser tarefa fácil. Alguns gatos sentem-se incomodados com esse tipo de toque o que torna o processo complicado.
 
O indicado é usar duas escovas: uma de cerdas e um pente de aço. Normalmente os de pelos compridos precisam de algo mais resistente, como é o caso do pente, para retirar os nós com mais firmeza. Se o pelo é curto as cerdas macias já são suficientes.
 
Faça carinho aos poucos até deixá-lo bem tranquilo e relaxado. Depois, gradualmente e com delicadeza passe a escova na pelagem, sempre tomando cuidado para não machucá-lo, e seguindo na direção do pelo, nunca no sentido contrário.
 
Agora você já pode deixar os pelos do seu gato ainda mais brilhantes e macios sem ter medo de machucá-lo.