Agendamentos e Dúvidas?
Fale pelo Whatsapp
Equipamento de RX EMI 500 mA, com digitalizador Carestream DRX e impressora DRY AGFA. Sistema de armazenamento de imagem em DICOM.
 
O exame radiológico (rx veterinário) é baseado na emissão de radiação ionizante e por suas características se torna muito importante no estudo do sistema ósseo e da cavidade torácica. O posicionamento adequado do paciente para o diagnóstico correto é fundamental e por isso pode se fazer necessária a sedação do animal em alguns casos específicos.
 
Tipos de exames radiológicos:
 
Os estudos radiológicos requerem normalmente no mínimo duas projeções para uma avaliação adequada.
 
– RX de Crânio (seios da face e cavidade nasal, bulas timpânicas, articulação temporomandibular, mandíbula, maxila e sínfises);
 
– RX de Coluna (cervical, cervicotorácica, torácica, toracolombar, lombar e lombossacra);
 
– RX de Membro Torácico (escapuloumeral, úmero, umeroradioulnar, rádio e ulna, carpo, metacarpo e falanges);
 
– RX de Membro Pélvico (coxofemoral, fêmur, femurtibiopatelar, tíbia e fíbula, articulação tibiotársica, tarso, metatarso e falanges);
 
– RX de Tórax (simples ou contrastado, pesquisa de metástases em três projeções);
 
– RX de Abdome (simples ou contrastado).
 
Obs: Informe-se sobre exames contrastados mais específicos e sedação.

tags: raio x veterinário, rx veterinário, raio x cachorro, rx cachorro, raio x gato, rx gato, radiologia veterinária, radiologia cachorro, radiologia gato, exame radiologia veterinária

 

Dúvidas Frequentes

Para uma correta avaliação radiológica devem-se fazer duas exposições. No caso de pesquisa de metástases pulmonares devem-se fazer três exposições para elevar o nível de confiabilidade do estudo. Em alguns estudos como RX do crânio e RX odontológico pode ser necessária uma exposição oblíqua adicional.
Na grande maioria dos casos não é necessário sedação para o exame de RX. Em casos de dor intensa, pacientes inquietos ou agressivos e em casos de RX odontológico é necessária sedação para o posicionamento adequado e diagnóstico correto. Informe-se sobre o preparo para exame com sedação.
Por ser um exame que utiliza radiação ionizante, deve-se preferir a ultrassonografia para avaliação gestacional. Em alguns casos pode-se contar do número de fetos a partir de 45 dias de gestação, sempre salientando que a precisão da contagem vai depender das condições físicas particulares de cada paciente.